I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA, TERRITÓRIO E PAISAGEM – SINGTEP

III ENCONTRO REGIONAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GEÓGRAFO – ERCOGEO

“Cinquenta anos da Geografia de Mato Grosso do Sul”

03 a 06 de junho – Três Lagoas/MS 

1ª CIRCULAR

1 – Antecedentes, Justificativas e Temática proposta

O Simpósio Internacional de Geografia, Território e Paisagem, almeja se materializar em um espaço de reflexão, avaliação e análise da produção científica em Geografia e outras especialidades relacionadas com a problemática ambiental e territorial, além de buscar um aprofundamento no que se refere às tentativas de compreensão da dinâmica de produção do espaço atual em diferentes contextos regional, nacional e internacional promovendo discussões que busquem atingir a complexidade e totalidade científica tão almejada para as análises contemporâneas sobre o espaço geográfico.

O I Simpósio Internacional de Geografia, Território e Paisagem passa a ser, além de um espaço de interação entre a comunidade científica geográfica, um momento de suma importância na construção de interlocução entre os diversos ramos da Geografia, bem como no diálogo com outras áreas do saber, envolvidas no planejamento e gestão ambiental e territorial em um mundo globalizado e submetido a grandes desafios ambientais e sociais neste novo século.

O Simpósio Internacional de Geografia, Território e Paisagem será sediado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas, juntamente com o tradicional evento regional organizado todos os anos por esta unidade de ensino superior, o qual é denominado Encontro Regional em Comemoração ao Dia do Geógrafo – ERCOGeo.

O I Simpósio Internacional de Geografia, Território e Paisagem (SINGTEP) e o III Encontro Regional em Comemoração ao Dia do Geógrafo (ERCoGeo) comemora, portanto, os 50 anos da Geografia no Estado de Mato Grosso do Sul, uma vez que esta se apresenta no estado a partir da abertura do curso de Geografia, no Instituto de Ciência Humanas e Letras do Estado de Mato Grosso e posteriormente com a separação dos estados a federalização criando-se a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas em 1969.

O principal impacto direto da realização do Simpósio Internacional de Geografia, Território e Paisagem se traduz na perspectiva de incrementar o intercâmbio técnico-científico e cultural, em diferentes níveis de atuação do geógrafo das instituições de ensino e pesquisa na região, pais e América Latina. Além disso o objetivo principal do evento é promover debates e discussões, a partir de palestras, mesas redondas e espaços de diálogo, sobre a área de conhecimento da Geografia, Ciências Ambientais e ciências afins, baseando-se em temáticas comuns à Geografia tanto a nível nacional quanto internacional.

Especificamente pretende-se:

·         Produzir espaços de exposição, crítica, discussão e proposição de possibilidades teóricas e práticas para a geografia brasileira e latino-americana;

·         Promover a divulgação da produção científica, apresentada no Simpósio Internacional de Geografia, Território e Paisagem e realizada junto às instituições de ensino e de pesquisa do do país e do exterior, mediante o intercâmbio entre Estudiantes, profissionais e outros interessados

·         Possibilitar a criação de redes e grupos de trabalho em temáticas diversas, que permitam consolidar a pesquisa aplicada em geografia e em outras ciências relacionadas com os conceitos Geográficos “Paisagem” e “Território”, aplicados ao planejamento e gestão ambiental e territorial;

·         Fomentar agendas e reuniões de grupos científicos já estabelecidos no cenário da Geografia brasileira permitindo a participação de novos pesquisadores e fortalecimento destes grupos.

2 –CRONOGRAMA

CRONOGRAMA
Inscrição no Evento02 de março à 03 de junho
Envio de Trabalhos02 de março à 01 de abril
Divulgação dos trabalhos aceitosA partir de 30 de março
Período de Realização do Evento03 a 06 de junho

3 – PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Período03/06/202004/06/202005/06/202006/06/2020
Manhã09.00-12-00· Credenciamento· Espaços de Diálogos por temáticas·Espaços de Diálogos por temáticasVisitas programadas e saídas de campo
Tarde14.00-18-00· Credenciamento· Lançamento de livros.· Mesa Redonda 01· Mesa Redonda 02·Mesa Redonda 03·Mesa Redonda 04 Confraternização
Noite19.00-22.00· Cerimônia de Abertura· Palestra de Abertura· Palestra· Encerramento do Evento· Palestra de EncerramentoCoquetel de Encerramento 

4 –Trabalhos Científicos

O I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA, TERRITÓRIO E PAISAGEM – SINGTEP e o III ENCONTRO REGIONAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO GEÓGRAFO – ERCOGEO, receberão produções cientificas oriundas de pesquisas de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores do ensino superior, dentre outros.

Os artigos completos deverão ter no máximo 12 páginas, incluindo a bibliografia, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5. A configuração da página deve ser A4 (210 x 297 mm) com margens de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda), sem paginação. Recuo de parágrafo no texto de 1,25 cm. Informações mais detalhadas acompanharão a segunda circular.

5 – Eixos Temáticos

 Os Trabalhos deverão ser enquadrados nos seguintes eixos temáticos:

EIXOSEMENDA
Teoria, História e Métodos da GeografiaTeoria Geográfica e sua repercussão acadêmica e institucional. Epistemologia da Geografia. Métodos e História do Pensamento Geográfico. Os Conceitos e Teorias Geográficos. A Geografia Histórica, a Geografia Cultural as Correntes Geográficas
Planejamento e Gestão de Bacias HidrográficasUso de indicadores socioeconômicos e ambientais no Planejamento de Bacias Hidrográficas. Planejamento participativo e gestão da água. Avaliação da qualidade de água. Conflitos pelos usos múltiplos dos recursos hídricos em bacias hidrográficas. A problemática das bacias hidrográficas em áreas urbanas
Agroecologia e SustentabilidadeExperiências que contribuem para a compreensão dos canais de comercialização como espaços chaves dessa nova cultura cujo centro é o encontro de agricultores e consumidores na promoção de uma comercialização favorável geradora de renda, equilíbrio ambiental e reconhecimento social.
A questão agrária e os conflitos no campoReforma Agrária e Cooperativismo da Terra. Papel do estado, o capital e o campesinato frente as políticas de reforma agrária. A soberania alimentar e os agrocombustíveis. Espaços de Conflitos e Resistência. Processos de Territorialização da terra. Dinâmicas Socioespaciais no campo.
Urbanização e contradições do espaçoProcessos formadores do Espaço Urbano. A segregação Social. Dinâmica, expansão e transformação urbana. Mercado Imobiliário e processos Urbanos. Planejamento Urbano. Migrações e Mudanças do espaço urbano-rural. Violência, qualidade habitacional e desintegração social.
 A Climatologia na análise dos Territórios e das PaisagensO clima na dinâmica dos territórios e das paisagens; a climatologia urbana; o clima e a saúde; a interdependência entre o clima e a agricultura; a influência do clima na disponibilização dos recursos hídricos, o avanço das geotecnologias aplicadas nas análises do clima; teoria e metodologia em climatologia; mudança, variabilidade e ritmo climático
Formação Docente e Múltiplas linguagens na produção do saber geográficoPrática docente e o ensino de geografia. O conhecimento-base para a formação do professor de geografia e para a prática docente, conhecimentos geográficos adquiridos na universidade para o bom resultado do ensino de geografia na sala de aula.
Conhecimentos docentes e ensino de geografiaOs conhecimentos do professor oriundos da formação acadêmica, do contexto de trabalho, da formação continuada e a experiencia escolar estão presentes na atuação dos professores de geografia. Diante disso, a discussão sobre os processos formativos do professor de geografia está associada ao ensino da disciplina, no atual cenário de desafios, demandas e mudanças educacionais, reflexo da sociedade em transformação
Biogeografia, Paisagem e Conservação da NaturezaOs fatores geográficos, ecológicos e evolutivos na distribuição dos seres e sua importância na configuração das paisagens, relação/interação do homem com os principais ecossistemas e biomas. Conceitos, teorias, definições, história e desafios da biogeografia; origem, evolução, meios de expansão e barreiras para a vida nos biomas e ecossistemas. As paisagens como unidades de Interação geográfica. Cartografia da Paisagem. As paisagens como subsidio para o Planejamento Ambiental e Territorial. Manejo e Conservação dos Biomas. Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação.
Cartografia, Geotecnologias e Planejamento ambiental e territorialEste eixo temático visa contextualizar o uso das geotecnologias, dentre os quais, as ferramentas de geoprocessamento, dados de sensoriamento remoto e GPS para a elaboração e atualização cartográfica das informações ambientais e territoriais.
Paisagem e TurismoAnálise e avaliação do Potencial das paisagens para o Turismo. Tipos de Turismo e sua relação com a paisagem. Turismo Sustentável e Paisagem. Turismo, Paisagem e Políticas públicas.
Solos, Modelado do Relevo e evolução das paisagensEvolução do relevo. Erosão dos solos. Modelos  de desenvolvimento do relevo. Uso de técnicas de caracterização de processos erosivos. Cartografia morfométrica. Relevos litorâneos, cársticos e fluviais. Os solos e o relevo na dinâmica e evolução das paisagens.
Geografia frente aos problemas ambientais  globaisA Geografia e os problemas ambientais Globais e regionais do meio ambiente. Perigos Naturais e Antrópicos, vulnerabilidades e os desastres. Gestão de Riscos. A contaminação ambiental. Gestão e Educação ambiental. A Geografia a Globalização e a Crise Ambiental Global.

6 – Demais informações

  Para maiores esclarecimentos, a coordenação, bem como a comissão organizadora deste evento estão á disposição através do endereço eletrônico: 1singtep@gmail.com, além de serem disponibilizadas novas informações na próxima circular do evento prevista para fevereiro de 2020.

Três Lagoas – MS, 13 de dezembro de 2019.

Comissão organizadora

AGB-Seção Três Lagoas

Centro Acadêmico de Geografia         

Pós-Graduação em Geografia