A presença da Cartografia no Mundo atual é expressiva, uma vez que, hoje, é vista como a ciência da representação da geoinformação e, com a evolução dos meios de aquisição, tratamento e visualização, através dos processos computacionais e tecnologias associadas (geotecnologias) criaram-se estruturas inteiramente diferentes da Cartografia clássica, porém com a mesma essência, mudando-se apenas seus paradigmas.

Uma das áreas de pesquisa do GeoCart aborda a pesquisa e disseminação do conhecimento do espaço pretérito, através da Cartografia Histórica, envolvendo o estudo de mapas antigos, para a extração, através de geotecnologias atuais, do conhecimento, costumes, tradições, entre outros, permitindo estabelecer a visão daquele momento passado.

Sob essa ótica, o GeoCart (Laboratório de Cartografia da UFRJ) promoverá o segundo Papo Cartográfico, no dia 13/08, às 17h, apresentando o tema: “A Cartografia Histórica no Estado do Rio de Janeiro: Algumas perspectivas”, mostrando um pouco da pesquisa em termos de Cartografia Histórica que vem sendo desenvolvida pelo Laboratório, sobre o território do Estado do Rio de Janeiro e as cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis. 
O Papo Cartográfico terá a presença do Prof. Dr. Paulo Márcio Leal de Menezes (GeoCart/UFRJ), do Prof. Dr. Manoel do Couto Fernandes (GeoCart/UFRJ), mediados pela Dra. Raquel Souto (PPGG/UFRJ e IVIDES.org).


O evento pode ser acompanhado pelo canal do Geocart no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSDTuh5Rcm6nnfp_5WyvnuQ