O protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural: os 10 anos da Rede frente à diversidade do rural brasileiro
01 a 03 de setembro de 2021
Montes Claros – Minas Gerais – Brasil

O VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Agrários – ENREA tem como objetivo definir os aportes metodológicos que conduzem as pesquisas da Rede, além de propiciar a troca de experiências, discutir as temáticas investigativas e compartilhar as pesquisas realizadas pelos membros da REA, com o intuito de aprofundar o debate teórico metodológico que orienta as investigações sobre relações, processos e dinâmicas presentes no espaço rural brasileiro.

O VII ENREA acontecerá de forma remota e apresenta como temática central “O protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural: os 10 anos do REA frente à diversidade do rural brasileiro” na tentativa de apontar os avanços e desafios de buscar as interfaces entre a agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento rural. Partindo da realidade dos tantos rurais do Brasil, que têm na agricultura familiar a base de sua organização espacial e de configuração do seu tecido social, o VII ENREA propõe tanto o aprofundamento teórico-metodológico, quanto os relatos de experiências que permeiam as estratégias de desenvolvimento rural em distintos recortes geográficos.

Site com informações: https://www.unifal-mg.edu.br/geres1/vii-encontro-nacional-da-rede-de-estudos-agrarios-enrea/

INSCRIÇÕES
Link para inscrição: [aqui]As inscrições são gratuitas e deverão ocorrer até o dia de abertura do evento.
DATAS IMPORTANTES
Inscrições1° de maio a 1º de setembro de 2021
Envio dos Trabalhos Completos (10 a 20 páginas)1° de maio a 1° de julho de 2021
Aceite dos Trabalhos30 de julho de 2021
NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS
O trabalho completo deverá ser elaborado em Microsoft Word, tamanho A4, fonte Times New Roman 12, corpo do texto justificado, espaço 1,5 entre linhas, com 3cm de margens esquerda e direita e 2,5cm de margens superior e inferior.Título em maiúsculo, negrito e centralizado; a dois espaços do título, colocar o nome completo do(s) autor(es), nome e sigla da instituição e endereço eletrônico do(s) autor(es), deverá estar em maiúsculo e minúsculo, espaço simples e alinhado à direita.Resumo iniciado a dois espaços do(s) autor(es), justificado e sem recuo para parágrafos (espaço simples, contendo de 200 a 500 palavras); citação de três a cinco palavras-chave; a dois espaços deste iniciar o texto completo.O texto deve ter de 10 a 20 páginas, incluindo o resumo, as ilustrações e referências. A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos em negrito.As figuras devem estar no formato JPEG/JPG e inseridas no texto com as respectivas indicações e informações.É essencial conter introdução, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais e referências bibliográficas. Deverá seguir as normas da ABNT. Na primeira página, em nota de rodapé, deve constar o tipo de trabalho: relatório de pesquisa, iniciação científica, monografia ou trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese.Cada participante poderá constar como autor em 02 (dois) trabalhos, mas somente 01 (um) como primeiro autor.Será permitido até 04 (quatro) autores por trabalho.Cada Sala Temática terá um limite de 30 (trinta) trabalhos.A Comissão Organizadora do VII ENREA pretende organizar uma publicação com os melhores trabalhos selecionados pela Comissão Científica. Em breve mais informações.Importante: Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail correspondente a sala temática selecionada para submissão.
SALAS TEMÁTICAS
1) Dinâmicas do Espaço RuralRelações socioeconômicas, culturais e ambientais que constituem a organização do espaço agrário; Diferentes atividades agrícolas e não-agrícolas no campo brasileiro, principalmente, após a modernização da agricultura brasileira; Elementos teóricos e metodológicos das pesquisas em Geografia Agrária; Conceitos e categorias geográficas sobre as temáticas que envolvem o espaço agrário.Enviar trabalho para: enrea.dinamicas@gmail.com
2) Agricultura Familiar e Campesinato: estratégias de reprodução social e
territorialProdução para o autoconsumo e mercantilização da produção; processos de integração aos complexos agroindustriais; pluriatividade; associativismo e cooperativismo familiar; mercados institucionais.
Enviar trabalho para: enrea.agriculturafamiliar@gmail.com
3) Relações entre Campo-Cidade e RuralidadesRuralidades contemporâneas; O urbano-rural no Brasil; Ruralidades em pequenas cidades; Cidades do agronegócio e Cidades Rurais; Urbanidades no Rural; Dimensões geográficas da ruralidade.
Enviar trabalho para: enrea.campocidade@gmail.com
4) Relações de Gênero na Agricultura FamiliarRelações de gênero na Geografia Agrária; Agricultura familiar e trabalho feminino; Os papéis masculinos e femininos no espaço rural brasileiro.Enviar trabalho para: enrea.genero@gmail.com
5) Produção de alimentos e Manifestações Tradicionais no RuralSaberes e fazeres na produção de alimentos tradicionais e agroecológicos; Circuito curto; Produção de alimentos como estratégia geradora de renda nos espaços rural e urbano; Estratégias de valorização dos alimentos; Manifestações Tradicionais no Rural.
Enviar trabalho para: enrea.alimentos@gmail.com
6) Multifuncionalidade e Políticas Públicas no Espaço RuralAgricultura familiar; Multifuncionalidade; Pluriatividades; Organização e políticas públicas para o espaço rural; Assentamentos rurais e educação no campo; Projetos de irrigação e territórios rurais.
Enviar trabalho para: enrea.multifuncionalidade@gmail.com
PROGRAMAÇÃOPRELIMINAR
QUARTA-FEIRA01 DE SETEMBROQUINTA-FEIRA02 DE SETEMBROSEXTA-FEIRA03 DE SETEMBRO
Tarde Sucessão, diversidade e cultura no rural norte mineiro  SALAS TEMÁTICASSALAS TEMÁTICAS
Noite19:30PALESTRA DE ABERTURAProfª. Drª. Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol (UNESP – Presidente Prudente-SP) 19:30RODADA DE CONVERSA (REA)Apresentação dos Líderes e comemorações19:30PALESTRA DE ENCERRAMENTOProfª. Drª.Cecilia Hauresko (UNICENTRO – Guarapuava-PR)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof.ª Dr.ª Ana Ivania Alves Fonseca (UNIMONTES-MG)

Prof.ª Dr.ª Ana Rute do Vale (UNIFAL-MG)

Prof. Dr. Cássio Alexandre da Silva (UNIMONTES-MG)

Prof. Dr. Celbo Antonio Fonseca Rosas (UEPG)

Prof.ª Dr.ª Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira (UNESP-RC)

Prof. Dr. Evandro César Clemente (UFJ)

Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves (UNIFAL-MG)

Prof.ª Dr.ª Giancarla Salamoni (UFPEL-RS)

Prof.ª Dr.ª Juliana Cristina Franz (FURG-RS)

Prof.ª Dr.ª Maiara Tavares Sodré (IFC- SC)

Prof. Dr. Marcio Roberto Toledo (UFSJ)

Prof.ª Dr.ª Maria Regina Caetano Costa (UFPEL-RS)

Profª Drª Michele Lindner (UFRGS)

Prof. Dr. Mirlei Fachini Vicente Pereira (UFU)

Prof. Dr. Sérgio Fajardo (UNICENTRO)

Prof.ª Dr.ª Sônia de Souza Mendonça Menezes (UFS-SE)

Prof.ª Dr.ª Vivian Hermano Mendes (UNIMONTES-MG)

Prof.ª Dr.ª Sibeli Fernandes (UENP-CRES-PR)

Prof.ª Dr. João Carlos Geraldo (UNIARA-Araraquara-SP)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profª. Drª. Ana Ivania Alves Fonseca (UNIMONTES-MG)

Prof. Dr. Cássio Alexandre da Silva (UNIMONTES-MG)

Profª. Marcela Alves Fonseca (Mestranda UFBA)

Profª. Drª. Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira (UNESP-SP)

Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves (UNIFAL-MG)

Profª. Drª. Ana Rute do Vale (UNIFAL-MG)

Profª. Drª. Sônia de Souza Mendonça Menezes (UFS-SE)

Profª. Drª. Giancarla Salamoni (UFPEL-RS)

Profª. Drª. Maria Regina Caetano Costa (UFPEL-RS)

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UNIMONTES/Montes Claros – MG

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UNESP/Rio Claro – SP

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPEL/Pelotas – RS

Programa de Pós-Graduação em Geografia UNIFAL/Alfenas – MG

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFS/São Cristóvão – SE

REALIZAÇÃO

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES-MG

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia Rural – NEPGeR

Programa de Pós-Graduação em Geografia UNIMONTES-MG

Rede de Estudos Agrários – REA